PERTO DE CASA, Cara Hunter



    Perto de Casa   

        
    Cara Hunter
    Editora: Porto Editora


    Começo por agradecer às bookstagrammers que me incentivaram a ler este livro! Sabendo que thrillers é o meu género literário de eleição, várias foram as que o sugeriram e, devo dizer, de facto valeu a pena!

    “Perto de Casa” é um policial muito bom. A estrutura é clássica: um (aparente) crime  e a respectiva investigação policial, que no caso se foca no desaparecimento de uma criança e todos os mistérios e circunstâncias invulgares que rodeiam este acontecimento. No entanto, e à semelhança de tantos outros, não é pela fórmula ser reciclada que não resulta. E aqui, Cara Hunter consegue, com um punhado de nuances inovadores, construir um policial viciante e inquietante.

    Uma das “inovações” é o facto de termos acesso a “twitters” e “posts” de facebook sobre o caso que serve, de uma forma muito real, para contextualizar um (aparente) crime e uma investigação policial na actual conjuntura das redes sociais, radicalismos opinativos e o quanto os mesmos influenciam os envolvidos e a própria investigação.

    Depois, algo que apreciei particularmente, os capítulos sobre acontecimentos anteriores ao desaparecimento que, ao contrário do habitual, se vão afastando cronologicamente do “evento zero” em vez de se aproximar! Isto cria uma dinâmica muito interessante e envolvente.

    Pelo meio, a autora vai nos atirando para cima doses quase industriais de dicas, pistas e twists que servem para nos desviar do trilho correcto e nos familiarizar com a sensação, inevitável, que muitas coisas não são o que realmente parecem e que o final provavelmente será inesperado.

    Ainda assim, devo dizer que não fiquei particularmente entusiasmado com a profundidade dada à personagem tida como principal, o DI Adam Fawley. Não nos sentimos próximos dele e mesmo a tragédia pessoal do seu passado recente parece um pouco forçada para criar a tal profundidade, mas acaba por ser demasiado artificial.  

No entanto, não há como deixar de considerar um grande policial que abre imenso o apetite para os seguintes de Cara Hunter, que irei certamente ler.

NOTA - 8/10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A HISTÓRIA SECRETA, Donna Tartt

LÁ, ONDE O VENTO CHORA, Delia Owens

A RAPARIGA NO GELO, Robert Bryndza